Sucesso de Paulo Guedes dependerá da habilidade de Onyx Lorenzoni

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nessa segunda-feira (26) o crescimento do Índice de Confiança do Consumidor (ICC). Se comparado com o mês de outubro, os números tiveram um salto de 7,1 pontos em novembro, atingindo 93,2, o maior patamar desde julho de 2014. Levantamento realizado pela consultoria Deloitte também apresenta números positivos, das 826 empresas entrevistadas em 32 segmentos da economia, 97% delas pretendem fazer novos investimentos em 2019.

Esse otimismo reflete a “lua de mel” pós-eleição presidencial, que deve durar até julho de 2019. Para manter os bons números o presidente eleito Jair Bolsonaro e o futuro ministro da Economia Paulo Guedes precisam superar as expectativas do mercado financeiro. Nesse período o Governo terá que apresentar avanços em relação à Reforma da Previdência, vista pelos economistas como prioridade do início da nova gestão.

O que se percebe nessa fase de transição é um crescimento favorável no campo econômico. No entanto, Bolsonaro terá que ter domínio do Congresso Federal para que a pauta da previdência ganhe prioridade logo no início da legislatura, para isso dependerá da atuação do futuro ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni, do Democratas.

O maior desafio de Bolsonaro está na articulação política, isso porque uma parte considerável dos parlamentares, inclusive do PSL, estaria se sentindo preterida na composição do novo governo. É o famoso “toma lá, da cá”. Resumindo a conversa, o sucesso de Paulo Guedes dependerá da habilidade de Onyx Lorenzoni.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s