Colapso

Não é novidade pra ninguém que o sistema público brasileiro está falido. Em Minas Gerais a Associação Mineira de Municípios pediu intervenção federal no estado. Prefeitos reclamam do atraso nos valores que o Governo do Estado deveria repassar aos municípios.

De acordo com a entidade a dívida chega em R$ 10 bilhões, valores arrecadados com IPVA e ICMS, além do repasse do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento de Educação Básica). A falta de recursos atinge pelo menos 40% dos municípios mineiros que, segundo a AMM, decretaram situação de emergência ou calamidade financeira.

Essa realidade não é exclusiva dos mineiros. O Pacto Federativo é o grande responsável pela ineficiência do serviço público. No cenário atual os municípios deveriam receber 19%, o que já é considerado insuficiente, de todos os impostos arrecadados no Brasil, acontece que apenas 7% ficam nos cofres das prefeituras, os demais recursos dependem dos repasses constitucionais. Como em Minas Gerais, vários outros estados não tem cumprido com essa obrigação. Enquanto isso cabe aos municípios o atendimento básico ao cidadão, com postos de saúde e escolas funcionando.

O Brasil chegou ao colapso. Ao invés do Estado servir ao cidadão, o povo brasileiro é quem serve a máquina pesada e ineficiente que se tornou o nosso país. Reorganizar o sistema público deveria ser a prioridade do Congresso Federal, instituição que tem preferido concentrar suas atenções nos debates polêmicos da Escola Sem Partido e de ideologia de gênero, tirando do foco pautas que poderiam minimizar os problemas reais que a população brasileira enfrenta no dia a dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s